ACTIVIDADE: Imagina que eras uma jornalista português em serviço no Brasil, na altura da independência e redige uma notícia para o jornal, relatando os principais acontecimentos que ocorreram neste território.
A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Estava D. Pedro, neste ano de 1822, junto ao rio Ipiranga, quando lhe trouxeram novidades de Portugal, informando-o de que as cortes exigiam o seu regresso. Decidiu, então, definitivamente, cortar relações com o governo português e disse em voz alta «independência ou morte!». O «Grito do Ipiranga» é já considerado a declaração oficial da Independência do Brasil.
O príncipe de Portugal será coroado imperador do Brasil no primeiro de Dezembro.
Diana Figueiredo, n.º6, 6º A
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COM EL-REI D. PEDRO I
D. Pedro, filho primogénito de El-Rei D. João VI foi aclamado Rei do Brasil.
Como todos sabemos El-Rei D. João VI regressou do Brasil, mas deixou por lá o seu filho primogénito, D. Pedro. Após a Revolução Liberal portuguesa, as Cortes decidiram restituir ao Brasil a sua condição de colónia. Os seus portos do Brasil fecharam-se novamente ao estrangeiro. Decidiram também ordenar ao herdeiro do trono Português que regressasse a Portugal.
D. Pedro, apoiado pela maior parte do povo brasileiro, decidiu não regressar à Europa. A dia 7 de Setembro de 1822, quando se encontrava perto do Rio Ipiranga recebeu uma mensagem a informar que seria obrigado a regressar. Revoltado gritou com os que o acompanhavam “Independência ou morte”. D. Pedro será coroado, solenemente, no próximo dia 1 de Dezembro.
João Peixoto, jornalista do Jornal Português, Edição Mensal
(n.º 9, 6.º A)
Sem comentários:
Enviar um comentário