“Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei.”
sábado, 29 de janeiro de 2011
Independência do Brasil
ACTIVIDADE: Imagina que eras uma jornalista português em serviço no Brasil, na altura da independência e redige uma notícia para o jornal, relatando os principais acontecimentos que ocorreram neste território.
A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Estava D. Pedro, neste ano de 1822, junto ao rio Ipiranga, quando lhe trouxeram novidades de Portugal, informando-o de que as cortes exigiam o seu regresso. Decidiu, então, definitivamente, cortar relações com o governo português e disse em voz alta «independência ou morte!». O «Grito do Ipiranga» é já considerado a declaração oficial da Independência do Brasil.
O príncipe de Portugal será coroado imperador do Brasil no primeiro de Dezembro.
Diana Figueiredo, n.º6, 6º A
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COM EL-REI D. PEDRO I
D. Pedro, filho primogénito de El-Rei D. João VI foi aclamado Rei do Brasil.
Como todos sabemos El-Rei D. João VI regressou do Brasil, mas deixou por lá o seu filho primogénito, D. Pedro. Após a Revolução Liberal portuguesa, as Cortes decidiram restituir ao Brasil a sua condição de colónia. Os seus portos do Brasil fecharam-se novamente ao estrangeiro. Decidiram também ordenar ao herdeiro do trono Português que regressasse a Portugal.
D. Pedro, apoiado pela maior parte do povo brasileiro, decidiu não regressar à Europa. A dia 7 de Setembro de 1822, quando se encontrava perto do Rio Ipiranga recebeu uma mensagem a informar que seria obrigado a regressar. Revoltado gritou com os que o acompanhavam “Independência ou morte”. D. Pedro será coroado, solenemente, no próximo dia 1 de Dezembro.
João Peixoto, jornalista do Jornal Português, Edição Mensal
(n.º 9, 6.º A)
“Manitoba não responde”
Nome do livro e do autor
O “Manitoba não responde” e o autor é Hergé.
Gostei de ler o livro porque…
Eu gostei de ler o livro porque é um livro de Banda Desenhada e é de aventura
O livro conta a historia de…
De um submarino de piratas que atacava navios e então, eles decidiram ir atacar um barco chamado Manitoba.
Depois desse assalto eles raptaram um menino chamado João e uma menina chamada Joana. Eles andavam de barco quando esse submarino de piratas raptou as crianças.
No dia seguinte eles acordaram num quarto muito pobre, só com uma janela, o João e a Joana muito assustados foram a correr para a porta mas ela não se abria e um homem muito assustador entrou lá de repente. Algum tempo depois, o senhor assustador levou os miúdos para uma câmara de imersão, um membro dos piratas não quis que eles fossem mortos e então defendeu-os. Quando eles foram tirados correram para a rádio ,eles descobriram que o submarino era de piratas e que iam assaltar um navio chamado Washington e seria pilhado como o do Manitoba
Passado alguns dias depois de o João e a Joana terem sido raptados, o submarino de piratas atacou o Washington mas eles já estavam preparados e então protegeram-se e conseguiram vencer o submarino. Depois de essa batalha ter acabado o João e a Joana fugiram num tractor submarino. Quando chegaram à superfície estavam numa ilha tropical só habitada por umas pessoas estranhas que pareciam uns indianos, todos pintados. Essas pessoas atacaram os miúdos com setas mas eles defenderam-se com um canhão que o tractor submarino tinha . Quando essa luta acabou as pessoas decidiram que eles iam ser reis daquela ilha.
A minha personagem preferida é… porque…
É o João porque foi um herói
Os momentos desta história que gostaria de ter vivido foram…
Quando os piratas atacaram o Manitoba.
Desafio os meus colegas a lerem este livro porque…
Porque é muito interessante e giro.
Gustavo Santos, nº 10, 6ºC
Uma aventura na escola
Nome: Mariana Santos ano: 6 turma: C nº: 16
Nome do livro e autor:
Uma aventura na escola de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Gostei de ler o livro porque…
Porque acho que é muito divertido e ao mesmo tempo misterioso.
O livro conta a historia de…
Cinco amigos que se juntam com os seus cães e investigam um caso que aconteceu na escola. Esse caso foi uma explosão que surgiu logo no primeiro dia de escola e eles tentaram descobrir o “porque”.
A minha personagem preferida é…
Para ser franca todas as personagens deste livro são muito divertidas, mas se eu pudesse escolher uma delas escolhia a Teresa J
Os momentos desta historia que gostaria de ter vivido…
Foi quando ouve a explosão na escola J
Desafio os meus colegas a lerem este livro porque…
Porque qualquer livro desta colecção é interessante e divertido, e este é um deles J
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Navegadores Portugueses
Principais navegadores portugueses e a poesia de Fernando Pessoa (Mensagem).
Margarida Couto
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
O Fantasma Decapitado
Gostei de ler o livro “O fantasma decapitado” porque é amedrontado, arrepiante e com muito suspense.
O livro conta a história da casa de Hill onde existia um fantasma sem cabeça, era uma atracção, pois era uma casa de visitas, as pessoas podiam ver o antepassado da casa. Três jovens pensam em visitar a casa para encontrar a cabeça perdida do fantasma André e conseguiram encontra-la e entrega-la.
A minha personagem preferida é o fantasma André, porque adorava viver na casa de Hill.
Os momentos desta história que gostaria de ter vivido seriam ter visitado a casa e mesmo ser um fantasma vagueando por lá.
Desafio os meus colegas a lerem este livro porque é extremamente arrepiante e assustador.
Rita Fernandes Silva, nº19,6º C
"A Lua de Joana"
Gostei de ler o livro A Lua de Joana, de Maria Teresa Gonzalez, porque o livro mostrou-me o que a droga fazia.O livro conta que havia uma rapariga chamada Joana que tinha uma amiga chamada Marta, que se meteu na droga e morreu. A Joana ficou muito triste e demorou a acreditar que a sua amiga tinha morrido. Joana escrevia cartas a contar o seu dia a dia, como se Marta estivesse viva. A minha personagem preferida é a Joana que enfrentou coisas que acho que ninguém tinha enfrentado.Não gostaria de ter vivido nenhum momento desta história porque é muito triste.Desafio os meus colegas a ler para saberem o que a droga pode fazer.
Maria João da silva Luz, nº16, 6º D
Maria João da silva Luz, nº16, 6º D
"As crónicas do Vampiro Valentim"
Gostei de ler o livro, porque é fantástico, sinto-me na história. o livro conta que um vampiro se apaixona por uma mortal e por isso ele vai entrar na escola de yoga para ficar perto dela.A minha personagem preferida é a Dentinho, irmã do Valentim, porque é muito divertida.Os momentos desta história que gostaria de ter vivido foi quando a Dentinho mordeu um homem, pois gostava de sentir-se vampira, ser imortal e conseguir ler o pensamento das pessoas. Desafio os meus colegas a ler, não tenho palavras para descrever o livro1 "Dá asas à imaginação"
Mariana Costa, nº 16, 6º C
Mariana Costa, nº 16, 6º C
Histórias à solta na minha rua
Gostei de ler o livro “ Histórias à solta na minha rua”, de António Torrado porque tem muitas histórias e todas elas muito divertidas.
O livro conta a história de num certo dia um macaco queria ler um livro e não conseguia, pois as letras pareciam que fugiam, tentou de várias formas: sentado, deitado e até de pernas para o ar mas não conseguiu. Foi ao oftalmologista então o doutor mandou-o sentar e ler umas letras que tinha num quadro, colocou-lhe uns óculos e depois passou-lhe uma receita e mandou-o ir à rua da horta seca. Na escola no jogo de saltar à corda ele era o melhor, nas aulas já sabia que nove vezes nove são oitenta um sete macacos e tu és um, e sabia também dizer banana cortada às fatias ba – na – na.
A minha personagem preferida é o macaco, porque acho a mais interessante.
Os momentos desta história que gostaria de ter vivido são todos do princípio ao fim.
Desafio os meus colegas a lerem este livro porque é um livro interessante e muito divertido.
Eclipse
Gostei de ler o livro “Eclipse”, de Stephenie Meyer porque fala de vampiros e faz-me sentir dentro da história. O livro conta a história de Edward que é um vampiro corajoso e Taylor que é um vampiro atrevido, que andam sempre a discutir por causa da Bella , porque gostam dela, que é humana e muito bonita. A minha personagem preferida é o Edward porque além de corajoso gosta de aventuras. Os momentos desta história que gostaria de ter vivido, era a parte em que o Edward beijou a Bella. Desafio os meus colegas a lerem este livro porque é uma maneira de “dar asas à imaginação. É lindo o livro!
Rita Silva Santos, nº 20, 6º C
LEITURA - FICHA DE APOIO
Gostei de ler o livro “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda,porque o gato prometeu ensinar a voar a gaivotinha, filha da gaivota que morreu.
O livro conta a história de um gato, chamado Zorbas, que chocou um ovo de gaivota. Zorbas chamou-lhe Ditosa. Os dois viveram felizes mas um dia ela teve de aprender a voar e partir…
A minha personagem preferida é o Zorbas porque eu gosto de gatos pretos e este era divertido.
Os momentos desta história que gostaria de ter vivido, era na altura em que a gaivota morreu, não tivesse acontecido e ela pudesse ter voado pelo mundo inteiro com a sua filha Ditosa.
Desafio os meus colegas a lerem este livro porque é uma história encantadora, com muita ternura.
Xavier, 6ºC, nº24
Subscrever:
Mensagens (Atom)