Baseando-se no título do conto de Isabel STILWELL " A estrela e a menina que tinha medo do escuro", os alunos inventaram uma história. Seguem-se alguns trabalhos:
Aquela estrela
Era uma vez uma menina chamada Luna, que tinha medo de adormecer com a luz apagada. Queria ir ao céu buscar uma estrela, mas como iria isto acontecer? Levou dias e dias para encontrar uma solução, ia escrevendo tudo aquilo em que pensava num diário, que era mágico. O diário tinha a forma de uma estrela que brilhava todo o dia e concretizava todos os desejos, mesmo os mais pequeninos. Então um dia a Luna escreveu estas frases no diário:
“- Querido diário, eu sei que tu és mágico e quero que me realizes este sonho rapidamente, para que eu possa superar meus medos. Eu queria que me desses a luz de uma estrela, mas eu sei que não é possível! Mas, preciso muito de superar o meu medo.”
E, a partir dessa noite aquele diário em forma de estrela que brilhava durante todo o dia, passou também a brilhar dentro do seu coração.
Então numa noite, Luna sonhou que tinha ido ao céu buscar uma estrela tão brilhante, tão radiante, e nessa noite dormiu descansada.
E a única luz que havia, era a luz do seu coração.
Fabiana da Silva Costa , nº9 , 6º C
A pequena Luna
Era uma vez uma menina chamada Luna que tinha medo de adormecer com a luz apagada. Queria ir ao Céu buscar uma estrela.
Um dia Luna antes de adormecer ouviu uma voz que dizia:
- Luna, ajuda-me, estou na Lua presa por umas aberrações verdes, amanhã uma luz vai buscar -te, entra nela e viajarás até à lua. Luna sentiu medo e desligou a luz, mas, em menos de cinco segundos ligou-a de novo e com a luz acesa adormeceu.
No dia seguinte, esteve sempre a pensar na voz até ser noite. Já pronta para se deitar viu uma luzinha, que lhe disse:
- Toca-me e irás à Lua!
Ela assim fez, e de repente estava na Lua. Viu muitas estrelas, que lindas! - Exclamou ela. A menina correu de encontro à voz que continuava a ouvir.
_ Socorro! Socorro!
Luna viu uma rapariga e foi a correr, mas estava escuro e não conseguia ver quase nada. Cheia de medo, começou a andar devagar…
A rapariga disse-lhe:
- Estou à tua frente! E ligou uma luzinha para ela a ver.
- Já te estou a ver! Luna correu e soltou-a.
De repente, Luna acordou e disse:
- Oh não passou de um sonho, mas já não tenho medo do escuro!
Rúben Cardoso , 6º C
A menina Luna
Era uma vez uma menina chamada Luna, que tinha medo de adormecer no escuro. Queria ir ao céu buscar uma estrela, mas ela não chegava lá cima, por isso todas as noites antes de adormecer chorava a dizer que tinha medo que a luz se apagasse e que queria ter uma estrela.
Os pais pensaram e voltaram a pensar. Que haviam eles de fazer?
Até que uma noite, os pais lembraram-se da loja de brinquedos.
- Mulher, é isso! Vamos à loja dos brinquedos comprar uma ou duas estrelas brilhantes para ela conseguir adormecer. - disse o pai.
- Sim, é uma boa ideia! - Exclamou a mãe.
Na manhã seguinte, enquanto Luna ainda estava a dormir, os pais foram rapidamente comprar as estrelas.
Quando ela acordou viu duas estrelas na parede e os pais no quarto e perguntou - lhes:
- Para que são estas estrelas?
São para dar luz quando forem horas de dormir, para tu não teres medo.
À noite as estrelas brilhavam no escuro e Luna já não tinha medo de adormecer com a luz apagada.
Todos lá em casa já puderam dormir descansados.
Emanuel Reis, 6º C